O que você está procurando?

Montando ambientes aconchegantes

Confira dicas essenciais para criar espaços aconchegantes e confortáveis! Mais do que decoração e beleza, é sobre sentir prazer em estar em determinado lugar.

Um espaço aconchegante é aquele lugar em que nos sentimos bem, aquela sensação de aconchego, de ambiente acolhedor e confortável. É mais do que decoração e beleza, é sobre sentir prazer em estar em determinado lugar, é garantir qualidade de vida para quem frequenta o ambiente.

Sabe aquela sensação ao chegar em casa e retirar os sapatos? Alívio! É exatamente essa sensação que deve estar presente em todos os ambientes de um espaço aconchegante e que se tornou uma questão essencial nos desafios de morar e estar na modernidade.

Levando em consideração essa busca por espaços cada vez mais aconchegantes, trouxemos algumas dicas para transformar o seu ambiente em um local confortável, aconchegante e acolhedor!

Primeiramente, precisamos definir o que é conforto para você, o que você considera confortável e o que é essencial para você quando se trata de conforto e aconchego, sendo assim, você conseguirá definir suas prioridades. Aqui, é importante também que você pense no clima que o ambiente está inserido, esse clima te impacta em algum sentido? Já sabemos que o clima pode influenciar diretamente no humor e bem-estar das pessoas, por isso, essa questão é bem relevante na hora de definir suas prioridades.

 

Feito isso, aqui vão três dicas que promovem conforto para os ambientes:

1 – Presença de materiais naturais.

A presença de materiais naturais nos espaços tem se tornado cada vez mais essencial nos projetos de arquitetura e decoração, uma vez que esses materiais são capazes de trazer conforto térmico e acústico. Os elementos naturais também têm o poder de trazer conforto visual, promovendo conforto.

A madeira, por exemplo, além de ser um ótimo isolante acústico e proporcionar conforto térmico, remete diretamente à natureza e têm variados formatos que podem ser usados em diversos ambientes. O mais usado é o tradicional piso de madeira, mas também há a opção de usar madeira como revestimento, que vem ganhando cada vez mais destaque dentro do mercado de arquitetura e decoração.

Fotografia de varanda com forro de madeira, decoração com plantas e móveis de madeira

Imagem: Teto Lambri Peroba Mica – Arquiteta Mariela Uzan – Fotógrafo Fávaro Junior – Decorado do Ed. Paris Residence

 

2 – Iluminação adequada.

A iluminação pode ser usada estrategicamente para trazer conforto a qualquer tipo de ambiente. A dica aqui, é distribuir a iluminação de modo que componha um jogo de luz e sombra.

Podem ser excelentes para destacar elementos nas paredes, ou até mesmo guiar caminhos com balizadores instalados perto do rodapé, assim como a iluminação no forro, não descartando também as luminárias, que são ótimas opções em qualquer ambiente.

As cores das lâmpadas podem ser usadas estrategicamente para cada local: as lâmpadas amarelas trazem aconchego, descanso para a vista e são indicadas para proporcionar relaxamento, já as brancas melhoram o foco e a atenção. 

3 – Paleta de cores

Especialistas dizem que cores quentes tendem a criar acolhimento, já as neutras, têm maior relaxamento. Cada cor causa um sentimento diferente, então, é importante que você saiba qual clima deseja criar em cada ambiente do seu lar e usar as cores a seu favor.

 

Um espaço acolhedor e aconchegante é capaz de provocar diferentes sentidos como sensações de paz, tranquilidade, liberdade, despertar memórias afetivas e até mesmo causar relaxamento. Além de ser aconchegante, é considerado um ambiente de qualidade de vida.

Compartilha essa matéria com quem está buscando mais aconchego e conforto nos seus ambientes!

Leia também:

Qual a diferença entre taco e assoalho?

Sala de estar e jantar integradas

Espaços pequenos: como decorar?

Compartilhe

Interessou?