O que você está procurando?

Casa de Vó: como usar a madeira para reforçar a memória afetiva na decoração

Além de móveis antigos, o material pode estar presente em elementos como pisos de madeira, que ajudam a trazer uma atmosfera de nostalgia e acolhimento.

A decoração de casa pode ser muito mais do que apenas a escolha de móveis e cores que combinem e agradem o gosto dos moradores. Ela pode se tornar um reflexo da nossa história pessoal e valorizar a nossa memória afetiva. E quando buscamos incorporar elementos que nos trazem lembranças especiais, uma referência sempre vai ser a casa dos avós, que representa uma atmosfera acolhedora e nostálgica para a maioria das pessoas. 

A valorização da memória afetiva se tornou uma tendência na arquitetura depois do período de isolamento social, que se tornou um momento de reflexão e de resgate das relações. Neste sentido, a madeira desponta como um elemento natural, versátil e atemporal que pode desempenhar um papel fundamental em uma decoração de casa que busca destacar a memória afetiva. 

Fotografia de um espaço interno com piso de madeira,móveis antifos de madeira, lustre, espelho na parede e itens de decoração.

Imagem: Assoalho de madeira Cumaru Indusparquet em projeto Estevão Germano. Foto: Yuri Renó Martins

 

Quando utilizada na decoração, a madeira traz uma atmosfera acolhedora e convida as pessoas a se sentirem confortáveis e relaxadas. Ela pode estar presente em diversos elementos, desde pisos e revestimentos até móveis e detalhes decorativos, proporcionando uma sensação de continuidade e tradição.

Madeira na decoração afetiva 

Uma das principais formas de usar a madeira na decoração afetiva é a partir da escolha de móveis e peças feitas desse material, o que pode estimular uma herança familiar. Móveis antigos, especialmente aqueles feitos de madeira maciça, são uma característica marcante nas casas dos avós. Peças como cadeiras de balanço, aparadores e cristaleiras, poltronas para sala e mesas de jantar com detalhes entalhados trazem um ar de tradição e durabilidade, além de carregarem a história e a memória das gerações passadas.

Também existem diferentes tipos de pisos de madeira que podem contribuir para criar uma decoração com memória afetiva. Alguns exemplos de pisos de madeira que podem ajudar a criar essa atmosfera nostálgica são:

Tacos de madeira

Os tacos de madeira são peças tradicionais da arquitetura brasileira, muito presentes nas casas das décadas de 1950 a 1980 – conhecidas atualmente como as casas dos avós. São pequenas réguas de madeira maciça que podem ser dispostas em diferentes padrões, como espinha de peixe ou padrões geométricos. 

 

Fotografia de um espaço interno com piso de madeira, cama de solteiro, papel de parede verde com estampa, mesa de apoio e luminária.

Imagem: Piso de Taco Tradicional Chevron Carvalho Indusparquet em projeto da Casa Silvia Braz, por Sig Bergamin. Foto: Isaac Freitas

 

Assoalho de tábuas largas

As tábuas largas de madeira maciça são outra opção que evoca um sentimento de nostalgia. Esse tipo de piso é caracterizado por tábuas mais largas, que destacam a beleza e as características naturais da madeira. O assoalho de tábuas largas cria um visual elegante, lembrando as casas antigas de alto padrão.

Piso de madeira envelhecida

 

Fotografia de um varanda interna com piso de madeira de demolição, poltronas, cadeira de balanço e mesa com abajur ao fundo.

Imagem: Deck Demolição Cumaru Indusparquet – CASACOR RJ Foto: Caco Borges

 

O piso de madeira envelhecida, também conhecido como piso de demolição, traz uma estética vintage e desgastada que pode ser ideal para criar uma decoração com memória afetiva. Esses pisos são feitos de madeira recuperada de antigas construções, como celeiros, galpões ou casas demolidas. Eles possuem marcas, ranhuras e desgastes naturais, carregando consigo a história e a autenticidade do passado.

 

Piso de madeira clara ou patinada

 

Recorte de fotografia de um quarto com piso de madeira em carvalho, cama com colchas sobrepostas, cesto de roupas, jarro de flores e velas.

Reprodução: Piso Multistrato Carvalho Bianco

 

As madeiras claras, como o carvalho, têm um aspecto mais suave e delicado, transmitindo uma sensação de luminosidade e tranquilidade. Esses tons de madeira podem criar uma atmosfera nostálgica, lembrando ambientes serenos da infância. Além disso, pisos de madeira com acabamento patinado, que simula o desgaste natural do tempo, também podem ser uma opção interessante para evocar a memória afetiva.

Mais recursos para uma decoração afetiva 

Outros elementos importantes para valorizar a memória afetiva na decoração de uma casa são os objetos pessoais. Itens como fotografias antigas, cartas, livros ou até mesmo lembranças de viagens criam pontos de interesse e conversas, além de trazer à tona memórias e histórias que são importantes para nós.

A presença de plantas também pode contribuir para o conceito: uma planta que foi presenteada por alguém querido ou que tenha um significado especial para nós traz não apenas a beleza natural, mas também a lembrança dos momentos compartilhados com aquela pessoa.

Por fim, é importante lembrar que a memória afetiva na decoração não está relacionada apenas aos objetos materiais, mas também à funcionalidade dos espaços. A cozinha onde aprendemos a cozinhar com nossos avós, a sala de estar onde reunimos a família para conversar ou o quarto onde dormimos quando éramos crianças são exemplos de espaços que podem ser projetados e decorados levando em consideração as memórias e experiências que queremos preservar.

 

Fotografia de um espaço interno com piso de madeira, vaso de planta, móveis e objetos de decoração.

Imagem: Piso Masterpiso Collection Carvalho Fuller Indusparquet por Michel Safatle.

 

Dedicamos este conteúdo especialmente à comemoração do Dia dos Avós neste 26 de julho! Gostou de conhecer mais sobre as possibilidades desta tendência de decoração de casa com madeira? Compartilhe esse conteúdo e ajude a inspirar mais pessoas. 

Leia também:

Montando ambientes aconchegantes

Como criar uma decoração rústica com tronco de madeira

Brasilidade: os elementos e tendências para decoração de casa

Compartilhe

Interessou?