O que você está procurando?

Decoração: cores para renovar o seu ambiente

Descubra quais são as cores de 2022 para atualizar o seu cantinho de acordo com as tendências do novo ano!

Desde o começo dos anos 2000, a Pantone lança anualmente a cor do ano e direciona aos padrões nos mais diversos setores da indústria gráfica. A cor do ano elenca as principais tendências de design para áreas como arquitetura, design de interiores, moda e artes plásticas no geral.

Em 2022, a cia inovou na divulgação e selecionou o azul Very Peri – 17-3938 — um azul floral, dinâmico com subtom vermelho violeta que une uma onda de continuidade e segurança presente no azul com o dinamismo do vermelho, resultando em uma coloração vívida, difícil de alcançar na natureza. A cor representa conceitualmente a atual integração com o meio digital,  nunca antes vista.

Além da cor do ano, outras cores e tendências são apresentadas pela Pantone e adotadas ao redor do mundo para a confecção de espaços e produtos. As cores possuem impacto direto na relação das pessoas com o ambiente, podendo influenciar seu humor, ritmo mental e a resposta às ações do momento. Logo, ao observar a psicologia das cores é possível afirmar que enquanto vivenciamos intensamente uma revolução digital, também reverberamos em nossos espaços a necessidade de contato com o orgânico e o natural.

Para te ajudar a compor ideias para renovar seu ambiente em grande estilo, a Indusparquet separou as principais cores e tendências de 2022. Confira:

Verdes

Foto: CASACOR Minas Gerais (Henrique Queiroga/CASACOR).

 

A tendência de tons verdes para 2022 vem sendo destaque nas mostras e lançamentos do fim do último ano. A busca pela cor remete à necessidade de conexão com a natureza, o que reverbera a sensação de alívio do estresse e retomada de vitalidade, um conceito explicado pela área da psicologia e que casa com o momento de retomada pós pandemia: após dois anos isolados, buscamos por conexões profundas e tranquilidade para esse novo período de adaptação. Para compor o ambiente, opte por tons mais escuros e frios como forma de criar um contraponto em fundos brancos e amadeirados.

Foto: Eclipse Suvinil

Neutros

Foto: Revestimento Cumaru White

 

Presente na Pantone do ano de 2021, a tendência de espaços neutros, com uma pegada clean continua neste ano  e remete uma busca por calma, conforto e organização. Os tons claros de cores como bege, cinza e marrom trazem fluidez tanto para o ambiente quanto para os usuários do espaço, além de garantir muita elegância no design. 

Na imagem é possível observar que a harmonia de cores não depende somente da pintura: para a parede, a Indusparquet conta com uma linha de revestimentos nas mais diversas cores e texturas que formam painéis de alto padrão para seu projeto. 

Clarify

Foto: Melodia Suave – Coral

 

Foto: Sucupira Oil Assoalho Piso Pronto

 

A tendência para os apaixonados por cores são as composições clarify, termo que remete à tons muito claros, muitas vezes translúcidos, das mais diversas cores, presente não somente em pinturas como em objetos de decoração. Aqui há uma forte tendência comercial que vem explorando em diversos conceitos e produtos a mescla de cores candy, o que impulsionou vários lançamentos destas tonalidades nas cartelas de 2022. A ideia é compor espaços limpos que remetem à serenidade pelos tons claros, mas com o otimismo e estímulo que as cores proporcionam no ambiente.

 

Leia também:

Decoração: como decorar a sua casa usando madeira

Decoração para o quarto: Qual piso de madeira escolher?

Como conservar seu piso de madeira

Compartilhe

Interessou?