O que você está procurando?

Prédios de madeira como aliados da arquitetura sustentável

Crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade e aumento da popularidade dos prédios de madeira impulsionam a evolução da arquitetura contemporânea.

Ao longo dos últimos anos, os prédios de madeira têm ganhado destaque como uma tendência mundial na arquitetura. Essa abordagem inovadora combina sustentabilidade, estética e versatilidade, proporcionando uma alternativa ecologicamente correta e visualmente impressionante aos tradicionais edifícios de concreto e aço.

Uma das principais razões pelas quais os prédios de madeira se tornaram tão populares é o seu impacto ambiental reduzido. A madeira é um material renovável e de baixo carbono, que absorve dióxido de carbono da atmosfera durante o seu crescimento e pode armazená-lo por longos períodos quando utilizado em construções. Ao optar por construir com madeira, os arquitetos estão contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e promovendo a sustentabilidade no setor da construção.

Fotografia do detalhe da construção de um prédio com estrutura de madeira.

Imagem: Detalhe de uma estrutura de madeira em uma construção em Memphis, Estados Unidos. Foto: Unsplash

 

Imagem de um prédio com estrutura de madeira com sacada e janelas.

Imagem: Fachada do Edifício Kajstaden, o prédio de madeira mais alto da Suécia. Foto: Divulgação

 

Imagem de um prédio aberto com estrutura de madeira rodeado de plantas e árvores de frente para uma rua com pessoas andando.

Imagem: Projeto do Edifício Amata, assinado pelo escritório Triptyque em São Paulo. Foto: Divulgação

 

Vantagens e cuidados com a estrutura de madeira

Além da questão da sustentabilidade, os prédios de madeira ainda oferecem uma série de vantagens estéticas. A textura natural e a beleza da madeira conferem uma sensação de calor e conforto aos ambientes, criando espaços convidativos e acolhedores. A madeira também pode ser utilizada de diversas maneiras, permitindo a criação de designs arquitetônicos únicos e inovadores. Desde estruturas de madeira maciça até a combinação com outros materiais, como vidro e aço, os prédios de madeira proporcionam uma ampla gama de possibilidades criativas.

A versatilidade dos prédios de madeira é outra característica que tem impulsionado sua popularidade. A madeira pode ser utilizada na construção de diferentes tipos de edifícios, desde residenciais até comerciais e institucionais.

 

Fotografia de um uma cobertura com teto de madeira, grandes pilares e uma escada de acesso ao edifício

Imagem: Edifício com cobertura de madeira em Sydney, na Austrália. Foto: Unsplash

 

No entanto, é importante ressaltar que a construção de prédios de madeira requer um planejamento cuidadoso e a utilização de tecnologias avançadas para garantir a segurança e a durabilidade das estruturas. Para isso, é fundamental implementar técnicas que promovam a estabilidade da construção e sempre contar com um profissional de arquitetura e engenharia responsável.

Arquitetura com madeira ao redor do mundo

A tendência dos prédios de madeira tem se espalhado por todo o mundo, com exemplos notáveis em países como Canadá, Estados Unidos, Japão, Noruega e Suécia. Essas nações estão liderando o caminho ao adotar políticas e regulamentações favoráveis à construção em madeira, incentivando arquitetos e construtores a explorarem todo o potencial desse material.

Entre arquitetos renomados e escritórios de arquitetura que têm se destacado na construção com madeira, alguns exemplos incluem:

Shigeru Ban: Renomado arquiteto japonês conhecido por seu trabalho inovador com estruturas de madeira. Ele utiliza técnicas sustentáveis e materiais de baixo custo em seus projetos, incluindo o uso de papelão em várias de suas criações.

Kengo Kuma: Arquiteto japonês famoso por suas obras que incorporam a natureza e materiais naturais, como madeira. Seu trabalho com madeira apresenta uma abordagem contemporânea, combinando tradição e tecnologia.

Michael Green: Arquiteto canadense conhecido por sua expertise em projetos de madeira em grande escala. Ele é um defensor do uso de madeira como um material de construção sustentável e possui uma vasta experiência na utilização de madeira laminada colada (glulam) e madeira maciça cruzada (CLT).

Snohetta: Escritório de arquitetura norueguês que tem se destacado por suas criações inovadoras com madeira. Eles têm desenvolvido projetos sustentáveis que combinam a estética escandinava com técnicas modernas de construção em madeira.

Herzog & de Meuron: Escritório de arquitetura suíço conhecido por sua abordagem experimental e uso de materiais naturais, incluindo a madeira. Eles têm criado projetos impressionantes que exploram as possibilidades estéticas e estruturais da madeira.

 

Fotografia de um uma estrutura de madeira com ripas do material na fachada do museu Japan House, na Avenida Paulista, em São Paulo

Imagem: Fachada da Japan House, projeto de Kengo Kuma e FGMF na Avenida Paulista. Foto: FLAGRANTE

 

Agora que você já reconhece a madeira como uma alternativa inovadora e ecologicamente correta para a construção tradicional, que tal optar pelo material na hora de executar sua obra? Confira as opções de pisos e revestimentos de madeira da Indusparquet!

Leia também:

Arquitetura do futuro

Bioarquitetura: ecológica e sustentável

Arquitetura Vernacular: o que é?

Compartilhe

Interessou?