O que você está procurando?

Arquitetura do futuro

O que é a arquitetura do futuro e quais são as principais características e tendências. Sustentabilidade, automação e inclusão, são algumas delas, vem conferir!

Assim como muitas áreas, a arquitetura sempre vem passando por mudanças e transformações de acordo com as novas tecnologias e as principais tendências do momento. Com base nisso, é possível prever algumas características dessa área de estudo que está sempre em sintonia com as vontades e necessidades humanas.

A arquitetura facilita a vida das pessoas, aliando praticidade, modernidade, conforto e sustentabilidade nos mais variados tipos de projetos. A arquitetura do futuro relaciona seus principais princípios com o consumo consciente e principalmente as práticas ecologicamente corretas, sem renunciar ao conforto e segurança nas suas funcionalidades de projeto.

Quando pensamos no futuro, pensamos na modernidade e na tecnologia, esses conceitos também estão relacionados à arquitetura do futuro, e são esperados nas construções hoje em dia. Além disso, a arquitetura do futuro visa usar elementos e materiais que sirvam de maneira mais prática e funcional para os usuários do projeto.

A arquitetura do futuro, nada mais nada menos, visa em facilitar e melhorar a vida das pessoas e do meio ambiente, com otimização, conforto, tecnologia, sustentabilidade e modernidade. Sendo assim, separamos 4 tendências de mercado que já são ideias de futuro:

1 – Sustentabilidade, instalações sustentáveis.

Não podemos pensar no futuro sem pensar em sustentabilidade. A otimização dos recursos naturais e a preservação ambiental é prioridade, ou deveria ser, em todo e qualquer projeto, uma vez que é um dos aspectos mais importantes na vida em sociedade. A sustentabilidade pode ser concretizada por estudos e análises, trazendo soluções de construção com o menor impacto possível:

  •       Uso de materiais ecologicamente corretos.
  •       Sistemas de reaproveitamento de água e fontes de energia renováveis.
  •       Reaproveitamento de materiais.
  •       Separação de resíduos de obra e coleta seletiva.
  •       Parcerias com empresas ecologicamente corretas.
Fotografia de ambiente com Deck Liso Cumaru, plantas e cobertura em vidro.

Imagem: Deck Liso Cumaru Paulo Cardoso – revenda IP Recife

2 – Automação e Internet das coisas.

A integração de dispositivos e aplicativos às coisas já é uma realidade, a chamada casa inteligente já é, na prática, uma facilitadora de cotidianos e tarefas do dia a dia, a automação quando relacionada a utensílios high tech, é capaz de trazer muito mais conforto e praticidade em controlar automaticamente os itens de um ambiente, além de serem sustentáveis. Os benefícios são muitos, como:

  •       Controle de consumo.
  •       Sensores de lâmpadas e torneiras.
  •       Economia de recursos.
  •       Controle e gestão de dispositivos à distância.
  •       Segurança.

3 – Inclusão.

Quando falamos em arquitetura do futuro, não podemos deixar de falar sobre a inclusão de pessoas, meio ambiente e ecossistemas. Assim, todas as construções e projetos devem ser revistos a fim de incluir a sociedade como um todo. A inclusão não é algo só para o futuro, mas já é uma característica importante na arquitetura:

  •       Espaços mais amplos.
  •       Banheiros inclusivos.
  •       Elevadores e rampas acessíveis em todo o projeto.
  •       Bem-estar.

4 – Qualidade de vida para todos.

A arquitetura é capaz de transformar espaços e cada vez mais o ser humano busca por bem-estar, já que isso impacta diretamente na qualidade de vida e na produtividade, assim como em todos os outros aspectos da nossa vida. Sendo assim, os projetos estão mais voltados a levar harmonia, conforto, funcionalidade, segurança, saúde e abordam cada vez mais a presença da natureza em seu princípio, sendo pensado como um grande conjunto de aspectos a serem levados em consideração, a fim de atingir qualidade de vida.

 

Você já vem aplicando algum desses aspectos no seu dia a dia? Envie essa matéria para quem precisa estar por dentro da arquitetura do futuro!

Leia também:

Sala de estar e jantar integradas

Espaços pequenos: como decorar?

5 dicas de elementos naturais na decoração

 

Compartilhe

Interessou?