O que você está procurando?

5 benefícios do piso de madeira

Veja as vantagens do material, como limpar e combinar
POR LILIAN SANTOS, DO REVESTINDO A CASA* Quando pensamos em piso de madeira, logo lembramos da sensação de aconchego e afeto, que esse produto de toque agradável tem. O uso de tacos e assoalhos de madeira em ambientes comerciais e residenciais é uma prática antiga e, por ser produzido com matéria-prima renovável, de alta durabilidade e apresentar estética que valoriza o ambiente, esse tipo de piso cabe em diversos estilos de obras. Não faltam opções de pisos de madeira, com dimensões e tonalidades diferentes. A seguir, conto para alguns dos benefícios que esse tipo de piso traz para projetos.

1. Cada peça é única

Diferente de outros revestimentos como porcelanato, laminado e vinílico, o piso de madeira é um produto natural: cada peça tem cores, tonalidades e veios únicos. Como existe uma grande diversidade de madeiras na natureza, há tipos que terão mais variações de tons e outros que vão ser mais uniformes, mas sempre haverá uma diferença entre as peças. E é justamente isso que dá o aspecto natural e aconchegante para o seu projeto. Um piso nunca será igual a outro!

 

2.  Propriedades acústicas

Revestimentos de paredes e pisos de madeira com assentamento à base de cola proporcionam conforto acústico. É por isso que em muitos projetos comerciais, como auditórios e teatros, esse tipo de produto é usado com intuito de oferecer mais qualidade para a acústica do espaço.

 

3. Durabilidade

Um piso de madeira é para vida toda! O grande diferencial e benefício dele é a possibilidade de revitalização. Basta fazer uma raspagem e aplicação de verniz e seu piso fica novo. A limpeza é feita de forma prática e simples – basta usar um pano levemente umedecido, com o auxílio de produtos desenvolvidos para este fim.

“É importante ressaltar que todos os nossos produtos possuem DOF (Documento de Origem Florestal) que determina a procedência legal da matéria-prima extraída das florestas de forma consciente. Nossas madeiras passam por secagem em estufas computadorizadas, que determinam o teor adequado de umidade e garantem maior estabilidade no produto final. O verniz utilizado no acabamento é de altíssima qualidade e confere ao piso uma maior resistência e durabilidade”, comenta Fernanda Baggio, diretora de Markenting da fabricante Indusparquet.

 

 

4. Conforto térmico

Um piso de madeira proporciona conforto térmico. Para quem mora em regiões frias ou quentes demais esse tipo de piso é ideal. Muitas pessoas pedem aos vendedores um piso que não seja frio e que estabilize a temperatura do ambiente. E a madeira tem essa função e se torna indispensável para espaços com crianças por deixar o toque em uma temperatura mais agradável para pisar e engatinhar.

 

5. Versatilidade de uso

Arquitetos e designers gostam desse material pelo fato de ser fácil de fazer composições com todos os tipos revestimentos, aço, ferro e diversos estilos de iluminação e mobiliário.
E existe uma grande variedade de modelos, desde tacos a réguas de grandes formatos e com diversas cores. Grandes indústrias conseguem customizar a madeira e deixá-las com texturas diferentes e paginações criativas, como a escama e espinha de peixe, e também  fazem projetos especiais de acordo com a necessidade do cliente.

E como eu sempre falo, cada material tem suas particularidades e benefícios. O ideal é você analisar o seu projeto e ver o produto que mais atenda a sua necessidade para fazer a especificação correta.

*Lilian Santos é formada em Design de Interiores e Marketing. Tem sempre um sorriso no rosto e um roteiro de viagem preparado. Trabalha em lojas especializadas em revestimentos há um tempão e criou o blog Revestindo a Casa para compartilhar todo seu conhecimento técnico, tendências e inspirações.

** Material divulgada no portal da Casa Vogue

Compartilhe

Interessou?