O que você está procurando?

5 benefícios do piso de madeira

Veja as vantagens do material, como limpar e combinar

POR LILIAN SANTOS, DO REVESTINDO A CASA*

Quando pensamos em piso de madeira, logo lembramos da sensação de aconchego e afeto, que esse produto de toque agradável tem. O uso de tacos e assoalhos de madeira em ambientes comerciais e residenciais é uma prática antiga e, por ser produzido com matéria-prima renovável, de alta durabilidade e apresentar estética que valoriza o ambiente, esse tipo de piso cabe em diversos estilos de obras.

Não faltam opções de pisos de madeira, com dimensões e tonalidades diferentes. A seguir, conto para alguns dos benefícios que esse tipo de piso traz para projetos.

1. Cada peça é única

Diferente de outros revestimentos como porcelanato, laminado e vinílico, o piso de madeira é um produto natural: cada peça tem cores, tonalidades e veios únicos. Como existe uma grande diversidade de madeiras na natureza, há tipos que terão mais variações de tons e outros que vão ser mais uniformes, mas sempre haverá uma diferença entre as peças. E é justamente isso que dá o aspecto natural e aconchegante para o seu projeto. Um piso nunca será igual a outro!

Foto da sala de tv descontraída, com piso de madeira, sofá, mesa de centro, banco, painel para tv com rack embutido e quadros na parede.

Projeto de MIS Arquitetura e Interiores

 

2.  Propriedades acústicas

Revestimentos de paredes e pisos de madeira com assentamento à base de cola proporcionam conforto acústico. É por isso que em muitos projetos comerciais, como auditórios e teatros, esse tipo de produto é usado com intuito de oferecer mais qualidade para a acústica do espaço.

Foto de ambiente contemporâneo, extremamente espaçoso com sala de tv e ambiente de música, com um piano no espaço, as paredes são de tijolos aparentes, a escada que leva para um piso superior é de concreto aparente e a decoração é rústica com alguns objetos de crenças e decoração

Living por Claudia Alionis

 

3. Durabilidade

Um piso de madeira é para vida toda! O grande diferencial e benefício dele é a possibilidade de revitalização. Basta fazer uma raspagem e aplicação de verniz e seu piso fica novo. A limpeza é feita de forma prática e simples – basta usar um pano levemente umedecido, com o auxílio de produtos desenvolvidos para este fim.

“É importante ressaltar que todos os nossos produtos possuem DOF (Documento de Origem Florestal) que determina a procedência legal da matéria-prima extraída das florestas de forma consciente. Nossas madeiras passam por secagem em estufas computadorizadas, que determinam o teor adequado de umidade e garantem maior estabilidade no produto final. O verniz utilizado no acabamento é de altíssima qualidade e confere ao piso uma maior resistência e durabilidade”, comenta Fernanda Baggio, diretora de Markenting da fabricante Indusparquet.

 

Foto da sala de jantar com parede única laranja, contrastando as demais paredes brancas, quadros na parede e presença de plantas, alguns objetos decorativos e uma cortina na porta da sacada, o piso é de madeira.

Projeto de MIS Arquitetura e Interiores

 

4. Conforto térmico

Um piso de madeira proporciona conforto térmico. Para quem mora em regiões frias ou quentes demais esse tipo de piso é ideal. Muitas pessoas pedem aos vendedores um piso que não seja frio e que estabilize a temperatura do ambiente. E a madeira tem essa função e se torna indispensável para espaços com crianças por deixar o toque em uma temperatura mais agradável para pisar e engatinhar.

Foto do quarto com painel de madeira na parede, onde temos uma mesa de trabalho com um notebook e um quadro apoiado na parede, na frente temos a cama e uma cortina que preenche o espaço da sacada.

Quarto por Barbara Dundes

 

5. Versatilidade de uso

Arquitetos e designers gostam desse material pelo fato de ser fácil de fazer composições com todos os tipos revestimentos, aço, ferro e diversos estilos de iluminação e mobiliário.
E existe uma grande variedade de modelos, desde tacos a réguas de grandes formatos e com diversas cores. Grandes indústrias conseguem customizar a madeira e deixá-las com texturas diferentes e paginações criativas, como a escama e espinha de peixe, e também  fazem projetos especiais de acordo com a necessidade do cliente.

Foto do ambientes com móveis, parede e decoração branca, piso de madeira, espaço do quarto que leva a outro ambiente extremamente acolhedor e clássico.

Projeto de Martins Valente

 

E como eu sempre falo, cada material tem suas particularidades e benefícios. O ideal é você analisar o seu projeto e ver o produto que mais atenda a sua necessidade para fazer a especificação correta.

*Lilian Santos é formada em Design de Interiores e Marketing. Tem sempre um sorriso no rosto e um roteiro de viagem preparado. Trabalha em lojas especializadas em revestimentos há um tempão e criou o blog Revestindo a Casa para compartilhar todo seu conhecimento técnico, tendências e inspirações.

** Material divulgada no portal da Casa Vogue

 

Leia também:

Contrapiso: confira as melhores dicas!

Qual é o melhor tipo de madeira para a sua casa?

Diferentes tonalidades de pisos de madeira para a sua decoração!

Compartilhe

Interessou?