O que você está procurando?

Entenda o que é o verniz para piso de madeira

Com o degaste natural do tempo nos pisos de madeira, vem a necessidade de restaurá-los para manter sua durabilidade e beleza. A seguir, você conhece o melhor produto para usar!

Aqui no blog, já falamos sobre o mito da cera nos pisos de madeira e como limpá-los para manter sempre a higienização em dia. Hoje, falaremos sobre um produto essencial para manter os pisos protegidos, bonitos e duráveis: o verniz. 

A seguir, você confere a importância do produto, suas características e cores. Fique com a gente e saiba mais! 

 

O que é o verniz para madeira? 

 

Imagem de uma área externa com piso de madeira envernizado, duas espreguiçadeiras brancas com almofadas brancas e azuis, uma mesa redonda marrom entre elas e plantas atrás. Ao redor, há um muro e uma área com plantas e sofás.

Green House – Acervo Indusparquet

 

O verniz é um revestimento que tem a função de proteger a superfície do piso de madeira, fornecendo mais durabilidade contra manchas, umidade e desgastes. Além disso, ele também destaca a beleza natural da madeira, podendo criar uma camada transparente ou colorida, conforme a escolha para o ambiente. 

Os pisos de madeira da Indusparquet passam por nove camadas de produtos, sendo utilizado um verniz que possui óxido de alumínio, o que aumenta sua durabilidade e resistência ao longo do tempo. Uma curiosidade, esse componente é o mesmo encontrado em telas de celular. Os pisos também passar pela secagem UV para garantir ainda mais resistência. Clique aqui e conheça todas as linhas de pisos de madeira da Indusparquet. 

 

Verniz ou resina? 

 

Imagem da parte interna de uma casa com piso de madeira Peroba Dourada envernizado. As paredes são azuis escuro, há duas portas, um aparador e ao fundo um armário com espelho e uma mesa com uma cadeira.

Taco Peroba Dourada por Francisco Franck

 

Muitas pessoas confundem o verniz com a resina. Ambos são utilizados para o acabamento nos pisos de madeira, porém possuem diferentes propriedades químicas e características, desde a aparência estética até o custo final. 

Sempre indicamos o verniz Skania para manutenção ou restauração de um piso. Ele é um verniz à base d´água e foi desenvolvido para ser resistente, sendo utilizado em áreas residenciais ou comerciais com bastante tráfego. Além disso, leva óxido cerâmico na composição, o que o torna 30% mais ecológico comparado com outros vernizes, e é o mais transparente do mercado. 

 

Quais as cores de verniz para madeira? 

 

 Imagem de um ambiente interno em tons de marrom, com uma mesa extensa com garrafas em cima, lustres suspensos e cercada por cadeiras pretas. Ao redor, mesas pretas com duas poltronas cada, acompanhadas por lustres e quadros. O piso é de madeira Cumaru envernizado.

Taco Palito Cumaru e Deck Cumaru por Studio Anderson Leite Arquitetura – Foto: Leandro Farchi

 

Existem muitas cores que podem ser utilizadas para realçar um piso de madeira. A escolha depende do ambiente, da própria madeira, do estilo de decoração e do gosto pessoal de cada um. A seguir, listamos as mais procuradas. 

 

Natural/Transparente: 

Essa é uma escolha assertiva quando a intenção é preservar a cor original da madeira. O verniz para piso natural ou transparente proporciona uma aparência limpa e clara, deixando a cor natural em evidência. 

 

Tom Mel:

Para quem gosta de tons mais quentes, o Mel realça as características naturais da madeira sem escurecer demais. É uma das escolhas que mais agrada quem opta por pisos em carvalho claro ou assoalhos em pinho. 

 

Nogueira: 

Para ambientes que pedem uma cor mais escura, o verniz no tom nogueira proporciona um visual profundo e rico, deixando em um tom médio. 

 

Cerejeira: 

O tom avermelhado do verniz Cerejeira deixa o ambiente mais aconchegante e, ao mesmo tempo, vibrante. É adequado para madeiras que possuem uma coloração mais clara. 

 

Ébano: 

Esse é um verniz escuro para madeira e deixa um visual mais dramático. Fica bastante interessante para madeiras já escuras, como o mogno. 

 

Branco Lavado: 

Encontrado em muitas casas de veraneio, o verniz em Branco Lavado deixa um visual leve e arejado, ideal para ambientes modernos ou praianos. 

 

Escurecedor de Madeira: 

Esse é um verniz que tem o objetivo de dar um aspecto envelhecido à madeira, deixando-a mais escura. 

 

Aplicação do verniz no piso de madeira

 

Imagem de um ambiente interno com piso de madeira envernizado, uma espreguiçadeira e ao fundo um deck de mármore com recortes, toalhas, vasos e potes. Ao lado, há plantas, uma cadeira e um balcão com torneira.

Rustik Oscuro por Marcos Soares e Denis Ricca

 

Para restaurar um piso antigo, recomendamos sempre a procura de um profissional especializado. Afinal, o processo de lixamento do piso é cansativo e deve ser muito bem executado antes de aplicar a seladora e as camadas de verniz. Dependendo do produto escolhido e da madeira, poderá ser aplicado até três camadas com intervalos de secagem entre uma e outra. 

Após a última camada, é necessário aguardar cerca de 72 horas antes de fazer a mudança para o piso. Quanto mais tempo curar o verniz, mais resistente ele ficará. Os vernizes Skania não possuem cheiro, tem uma secagem rápida e são ecologicamente corretos. 

________________________ 

Gostou de saber mais sobre o verniz? Então continue navegando aqui pelo blog para conferir mais dicas de manutenção e limpeza. Aproveite também para seguir nossa conta oficial do Pinterest, lá você encontra muitas fotos de decoração para seu próximo projeto. Acesse e inspire-se! 

 

Leia também: 

Piso escuro ou claro: como escolher? 

Adeus, cera: saiba como limpar corretamente seu piso de madeira 

5 benefícios do piso de madeira 

 

Compartilhe

Interessou?