O que você está procurando?

Pisos Indusparquet compõe Teatro B32

Inaugurado recentemente, o Teatro B32 conta com piso Indusparquet para compor projeto do arquiteto Eiji Hayakawa. Confira!

O Teatro B32, inaugurado em agosto deste ano, já foi palco de diferentes eventos culturais em São Paulo. Localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima 3.732, o empreendimento de R$ 1,2 bilhão foi exclusivamente preparado para transmissão online de eventos e integração completa à cidade. 

Concebido pelo arquiteto Eiji Hayakawa, o objetivo do projeto era trazer uma externalidade positiva e apresentar uma grande integração com seu entorno, fazendo com que o espaço seja mais seguro e dinâmico do ponto de vista urbanístico. Para seu interior, o projeto é concebido sobre a base da pluralidade cultural, a partir da capacidade de abrigar um mix de eventos corporativos e artísticos, com adaptação para os novos padrões digitais que vivemos atualmente.

Apesar de carregar o título de teatro, a flexibilidade do espaço deve abrigar palestras, exposições e até festas e para isso, conta com o Sistema Gala, mecanismo que recolhe as  cadeiras da plateia para debaixo do piso com o apoio de pistões. O Teatro B32 é o único teatro da América Latina com este sistema hidráulico automatizado, capaz de transformar a configuração do local em apenas 7 minutos. O Teatro também contou com a parceria do Grupo Indusparquet, que proporcionou a montagem do piso com o oferecimento de  2.000m² de Assoalho Tradicional Sucupira Indusparquet

Graças ao Sistema Gala e a ampla infraestrutura para tecnologia, o B32 fechou uma parceria com a plataforma ZoOme.TV, fornecendo não só eventos presenciais, como também espetáculos e shows por meio de lives. Em tempos pós-pandemia, a proposta é trazer a programação virtual de eventos ao vivo, transmitindo via internet, diretamente do teatro.

 

Eduardo Knapp/Folhapress

À vista de todos, o teatro tira proveito do dinamismo urbano e convida pedestres a olharem em seu interior através de uma grande parede de vidro. 

“A ideia sempre foi criar um teatro que se relacionasse com a cidade. É só ver como são os outros teatros em São Paulo: ou ficam dentro de um shopping, ou são ambientes totalmente fechados em si mesmos, sem nenhuma relação com o seu exterior. Não queríamos mais um assim”, diz Hayakawa.

A solução também garante luz natural em abundância, mas representou um grande desafio técnico para garantir o isolamento acústico necessário a um teatro usando o vidro. Para atingir este objetivo, a equipe usou duas camadas de vidro espessas, separadas por aproximadamente 1 metro de distância — uma solução de José Augusto Nepomuceno, autor da acústica da Sala São Paulo.

 

 

Inserido junto a uma torre de edifícios projetada por Chien Chung, do PEI Architects, o Teatro integra o espaço do ZoOme at Hall e foi construído em um espaço anexo em meio a uma praça de acesso público  com paisagismo assinado por Tom Balsley

O espaço conta também com uma curiosa e enorme escultura de baleia. De acordo com  Rafael Birmann, gerente geral do Teatro B32, a baleia combina com a cidade, pois é um “ser gigante, que tem um lado até mitológico, e simboliza um processo de renascimento que também casa com São Paulo”.

Além de contar com um anfiteatro, o projeto se complementa com o desenvolvimento de áreas externas e uma torre de escritórios, integrados a um ambiente em que o conforto e a sofisticação foram minuciosamente planejados. Leia também:

Decoração: novo apartamento de Silvia Braz

Piso Indusparquet na CASACOR SP 2021

Indusparquet firma parceria com CCAB

Compartilhe

Interessou?