O que você está procurando?

Arquitetura do Amanhã 2 no DW! 2021

Imaflora realiza a 2ª edição do Arquitetura do Amanhã e convida arquitetos e designers para conversar sobre as novas oportunidades de negócios e práticas sustentáveis. Confira!

Após o sucesso da primeira edição, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora promoveu o evento “Arquitetura do Amanhã 2: Construindo Negócios Sustentáveis”. O encontro aconteceu durante a programação da 10ª DW! Semana de Design de São Paulo que aconteceu em outubro em diversos pontos da cidade de São Paulo.

Com sede em Piracicaba e atuação em todo Brasil, a organização sem fins lucrativos atua há mais de 25 anos com o objetivo de promover o uso sustentável das florestas e dos recursos naturais, buscando influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola, além de colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público. A mudança promovida nas áreas de atuação da instituição parte da criação de modelos de uso da terra para o desenvolvimento sustentável que podem ser reproduzidos em diferentes municípios, regiões e biomas do país.

Apoiado por diversos parceiros, o Imaflora convidou, nos últimos dias 05 e 07 de outubro, o setor de arquitetura, construção civil e design de interiores para refletir e conversar sobre seu papel na utilização de madeiras do Brasil de forma a conservar as florestas.

Estas profissões, além de muito importantes para o desenvolvimento do país, são os principais consumidores de madeiras brasileiras e podem ser protagonistas na construção de novos negócios que utilizam práticas cada vez mais sustentáveis e transparentes.

 

“Entendemos que os profissionais de arquitetura podem ser agentes de transformação ao conhecerem, valorizarem e indicarem aos consumidores madeiras de origem comprovadamente responsável”, declara Leonardo Sobral, gerente florestal do Imaflora. “Ao optar por matérias-primas renováveis e com menor impacto ambiental, o setor pode se transformar e caminhar para uma atuação mais alinhada ao contexto de emergência climática que enfrentamos”, completa.

No evento do dia 05, José Antonio Baggio, sócio-diretor da Indusparquet, foi convidado para contar um pouco sobre a história da Indusparquet, as práticas sustentáveis que reforçam o compromisso da marca com o meio ambiente, o uso da madeira na construção civil e a evolução dos pisos engenheirados. 

Os palestrantes e mediadores falaram também sobre as oportunidades de negócios para players de empreendimentos sustentáveis e sobre Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) no mercado global.

No dia 07 de outubro, o evento aconteceu ao vivo em uma live no canal do youtube do Instituto e recebeu em sua programação, mediada por Leonardo Sobral e Monica Duarte Aprilanti, do Núcleo da madeira, os convidados Marcelo Rosembaum (Rosenbaum Design) e Nicolaos Theodorakis (Noah), para um papo sobre ESG no mercado de Arquitetura e Design. 

 

Em seguida, com a moderação de Cristiano do Valle, do Tora Brasil, foi recebida Tatiana Tibiriçá (Ipê Amarelo), Fernando Gouveia – Laboratório de Produtos Florestais (LPF) e Kátia Punhagui – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) para falarem sobre as possíveis alternativas rumo a sustentabilidade.O evento durou duas horas e você pode conferir o conteúdo completo aqui:

Compartilhe

Interessou?