O que você está procurando?

Dia da Criatividade: a madeira como protagonista da decoração criativa

Confira como soltar a imaginação e investir em uma decoração criativa a partir do uso da madeira.

Da paginação de pisos, paredes e demais superfícies até a configuração de móveis e outros objetos, a madeira representa aconchego e versatilidade em um projeto de decoração criativa. Para celebrar o Dia da Criatividade, apresentamos algumas ideias e possibilidades de uso da madeira na decoração de diversos espaços da sua casa. 

Revestimentos de madeira 

Quando o assunto é decoração com madeira, a paginação de pisos e o revestimento de paredes aparecem logo como a primeira opção. Isso porque, ao escolher o material como item decorativo dessas superfícies, é possível garantir diversos benefícios, como a amplitude e o isolamento térmico dos espaços até a contemporaneidade e elegância dos ambientes.

Para elaborar uma decoração com madeira à altura do Dia da Criatividade, uma dica é apostar nas formas e texturas diferentes, que podem trazer um tom de ousadia para a paginação de pisos, paredes e tetos.

O primeiro passo é definir se a madeira fará parte da decoração de toda a superfície ou de apenas uma parte dela. A partir daí, você pode passar para a escolha de cores, acabamentos e padronagens. No caso da decoração de paredes com madeira, por exemplo, os painéis ripados são capazes de formar ótimas composições.

Fotografia de uma cozinha com piso de madeira clara e revestimento de madeira na parede e no balcão, além de armário de vidro e banqueta alta.

Imagem: Paginação de piso e parede com madeira. Foto: Unsplash

 

Madeira de demolição

Outra estratégia de decoração criativa é o uso de matéria-prima de demolição, que ganhou espaço como umas das maiores tendências de decoração com madeira. Além de trazer um aspecto mais rústico e cheio de personalidade para o espaço, a madeira de demolição pode ser aplicada em diversos elementos decorativos, como a paginação de pisos e a estrutura de móveis e objetos.

E já que o tema é Dia da Criatividade, o reaproveitamento vai além do uso da madeira de demolição na decoração. Por meio de peças reutilizáveis como pallets de madeira, você pode usar e abusar da imaginação para criar as decorações mais criativas.

Fotografia de um espaço residencial interno com móveis rústicos de madeira, paredes brancas, uma janela redonda, além de quadro e almofadas pretas.

Imagem: A madeira de demolição na composição de uma decoração criativa. Foto: Unsplash

Mistura de cores

Pensando em mais uma forma de explorar seus dotes criativos na decoração com madeira? Experimente misturar as cores! Seja combinando os diferentes tons de madeira entre si ou mesmo inserindo pontos de cores fortes ao redor do ambiente, o importante é testar e se divertir ao longo do processo.

Para quem é mais conservador, o conselho é usar tonalidades mais próximas e complementares, que permitirão uma decoração ao mesmo tempo criativa e sofisticada. Já para aqueles que gostam de arriscar, a regra é não ter medo de combinar cores e investir em destaques coloridos como sofás, tapetes, aparadores, mesas de centro e almofadas.

Fotografia de um espaço interno com piso de madeira escura, móvel de madeira, parede na cor laranja, quadro com imagem em preto e branco e vasos de plantas.

Imagem: Não tenha medo de investir em cores em uma decoração com madeira.
Foto: Masterpiso Collection Carvalho Fuller por Michel Safatle

 

Gostou de saber mais sobre o potencial da madeira no Dia da Criatividade? Então não deixe de colocar essas ideias criativas para decoração em prática!

 

Leia também:

Madeira combina com o quê?

Espaços pequenos: como decorar?

Decoração: como decorar a sua casa usando madeira

 

 

Compartilhe

Interessou?