O que você está procurando?

Como usar madeira no piso ou revestimento da cozinha

Aplicação da madeira em ambientes úmidos como a cozinha exige cuidados com a resistência, durabilidade e manutenção do material.

A madeira é conhecida como uma matéria-prima versátil e resistente. E ao contrário do que muitos imaginam, o material pode sim ser utilizado como piso e revestimento de ambientes úmidos, como é o caso da cozinha. Para isso, no entanto, é necessário considerar alguns aspectos importantes. 

Confira os principais pontos de atenção para a escolha da madeira ideal e garanta um visual aconchegante e funcional para a sua cozinha. 

Como usar madeira na decoração da cozinha

Escolher o piso de madeira adequado para a cozinha é uma decisão importante, pois esse ambiente está sujeito a condições específicas, como umidade, manchas e tráfego intenso. Com tantas opções disponíveis, é essencial tomar alguns cuidados para garantir que você acerte na escolha do revestimento para cozinha. 

A cozinha é um espaço onde ocorrem atividades diárias, como preparo de alimentos e lavagem de louças. Portanto, é fundamental escolher um piso de madeira resistente à umidade. Prefira espécies de madeira de alta densidade, que são conhecidas por sua resistência. Além disso, verifique se o piso possui um revestimento protetor, como verniz ou selante, para aumentar sua durabilidade.

Fotografia de uma cozinha com piso de madeira, bancada central, móveis e luminárias

Imagem: Piso de Taco Pronto de madeira Perobinha em projeto da CASACOR RS 2012. Foto: Lídia Maciel

A cozinha também é um ambiente propício a derramamentos de óleos, molhos e outros líquidos, que podem causar manchas na madeira. Por isso, escolha um piso de madeira com uma camada de proteção resistente a resíduos. Um acabamento com verniz ou óleo protetor pode ajudar a evitar a absorção de líquidos e facilitar a remoção de manchas.

A praticidade na limpeza é essencial em uma cozinha. Ao escolher um piso ou revestimento de madeira para este ambiente, verifique se ele é fácil de limpar. Superfícies lisas e seladas são mais simples de higienizar, assim como acabamentos em bisotê. Além disso, lembre-se de seguir as recomendações do fabricante para a limpeza adequada do material.

Assim como as características práticas, o piso de madeira também deve se adequar ao estilo e design da sua cozinha. Existem diferentes opções de cores, padrões e acabamentos disponíveis. Considere o estilo geral da sua cozinha, incluindo armários, bancadas e revestimentos, e escolha um piso de madeira que complemente a estética do ambiente.

Fotografia de uma cozinha com piso de madeira, mesa, tapete, eletrodomésticos e utensílios.

Imagem: Piso de Taco de madeira Multistrato Cumaru. Foto: Acervo Indusparquet

 

Melhores pisos de madeira para cozinha

Existem várias opções de madeiras adequadas para pisos e revestimentos de cozinha. Entre as que apresentam os melhores benefícios, destacamos algumas espécies. 

Ipê: O ipê é uma madeira tropical extremamente resistente e durável. Possui alta densidade e é naturalmente resistente a insetos, fungos e umidade. O ipê é uma excelente escolha para cozinhas que sofrem alto tráfego e estão sujeitas a umidade constante.

Cumaru: A madeira cumaru é uma espécie nobre de madeira, de alta densidade, proveniente do norte do Brasil e utilizada na fabricação de vários produtos. Enquanto um material resistente e durável, o cumaru é muito indicado para áreas como a cozinha, aceitando diversas revitalizações ao longo de décadas.  

Carvalho: O carvalho é uma das madeiras mais populares para pisos e revestimentos de cozinha. É conhecido por sua durabilidade e resistência, além de oferecer uma aparência clássica e elegante. O carvalho está disponível em diferentes tons e pode se adequar a uma variedade de estilos de decoração.

Fotografia de uma cozinha com piso de madeira, duas mesas, eletrodomésticos e utensílios.

Imagem: Piso de madeira Masterpiso Multilaminado Fashion Carvalho. Foto: Mariana Paula Souza

 

Está se sentindo mais inspirado e confiante para aplicar a madeira no piso ou revestimento da sua cozinha? Para facilitar a escolha do melhor material para o seu projeto, você pode utilizar o Simulador de Ambientes da Indusparquet, uma plataforma online que permite a comparação entre diferentes modelos e acabamentos de madeira a partir de uma inteligência artificial.

Leia também:

Deck: piso ideal para piscinas e para ousar em outros ambientes

Madeira combina com o quê?

Limpeza e manutenção do piso de madeira: quais produtos usar?

Compartilhe

Interessou?