O que você está procurando?

Orientações e cuidados com o deck de madeira

O deck de madeira necessita de manutenção regular para se manter sempre novo, forte e protegido. Leia o artigo e descubra como cuidar do seu com algumas dicas simples!

O deck de madeira é o piso ideal para varandas e áreas com piscina, proporcionando conforto, beleza e sofisticação. Entretanto, é extremamente importante cuidar da limpeza e manutenção do deck para garantir a saúde e durabilidade da madeira, evitando danos no futuro. 

A seguir, você descobre como escolher a melhor madeira para deck externo e como mantê-lo novo e bonito por muitos anos. Leia e confira nossas dicas e cuidados! 

 

Como escolher a melhor madeira para deck? 

 

 Imagem de um deck de madeira cumaru em uma área externa com um canto coberto por plantas e árvores. Ao lado, há um caminho que dá acesso a uma porta de madeira de uma casa localizada ao fundo.

Deck Cumaru por Natalia Meyer

 

Quando utilizamos o deck para áreas externas e molhadas, temos que ter em mente que o piso poderá ter contato com diversos fatores climáticos, como ventos fortes, sol e água da chuva ou da piscina. Por conta disso, a madeira deve apresentar alta durabilidade e resistência a desgastes.  

Aqui na Indusparquet, trabalhamos com duas espécies de madeira para decks 

  • Ipê: é uma das madeiras mais densas do mercado e apresenta grande resistência à umidade, fungos, bactérias, mofos e fatores climáticos. Em nosso site, você a encontra em modelos de decks lisos, frisados e retos; 
  • Cumaru: assim como a opção acima, o deck Cumaru apresenta alta durabilidade e resistência. Aqui na Indusparquet, ela é utilizada para fabricar decks lisos, frisados e retos, e também está disponível em madeira de demolição para conferir um toque mais rústico à decoração. 

 

Qual a durabilidade do deck de madeira para varanda e piscina?  

 

Imagem de um deck de madeira em uma área externa com um balcão branco decorado com objetos, uma mesa azul rodeada por cadeiras e plantas espalhadas pelo ambiente. Ao fundo, é possível ver janelas e portas de vidro que dão acesso a uma casa.

Green House – Acervo Indusparquet

 

A durabilidade do deck em varanda ou área com piscina irá depender, principalmente, da forma como a limpeza e a manutenção são feitas. Com os cuidados adequados, o deck de madeira pode durar até 20 anos, mantendo um aspecto novo durante todo o período.  

 

Como fazer manutenção do deck em madeira? 

 

Imagem de uma área de piscina com deck de madeira, mesas e cadeiras espalhadas pelo ambiente. Nos cantos, há plantas decorativas e nas paredes, luminárias que iluminam o espaço.

Deck Cumaru por Lia Sampaio e Erasmo Pereira – Foto: Reinaldo Ortlieb

 

Para manter a saúde e durabilidade do seu deck de madeira, é importante fazer uma manutenção regular e adequada. Para começar, limpe o deck diariamente com uma vassoura com cerdas finas para retirar poeiras, folhas, pelos de animais e outras sujeitas que possam se acumular na área externa.  

Para potencializar a limpeza, limpe o piso semanalmente com Skania Soap, nosso detergente desenvolvido especialmente para decks. Para utilizá-lo, misture 100 ml do produto com 3 litros de água. Molhe um pano macio na mistura e retire o excesso de líquido antes de passá-lo no chão. Aguarde 30 minutos antes de voltar a pisar na área. 

Antes ou depois da limpeza, verifique o estado das madeiras para procurar sinais de cupins ou outros insetos. Caso encontre, procure uma dedetizadora especializada para eliminá-los o mais rápido possível. Dependendo da situação, substitua as tábuas danificadas para evitar que o problema se espalhe para outras áreas do deck. 

 

Como proteger a madeira contra a chuva e o sol? 

 

 Imagem de um deck de madeira suspenso na varanda com uma poltrona branca e um apoio para os pés, rodeado por árvores e plantas.

Deck de madeira suspenso por Lúcia Helena de Andrade Lima – Foto: Chico Porto

 

Caso você utilize o deck de madeira na varanda, recomendamos que instale janelas, toldos ou cortinas retráteis para evitar o contato direto do sol e da chuva com a madeira. Assim, você pode proteger o piso sem comprometer a entrada de luz e ventilação natural da área aberta. 

Para áreas muito extensas ou com piscina, que sejam impossíveis de cobrir, aplique um verniz especialmente desenvolvido para a cobertura de decks de madeira. Ele criará uma película protetora sobre o piso, repelindo a água e reduzindo os desgastes causados pelo sol, ventos fortes e tráfego de pessoas. Clique aqui e saiba mais sobre os benefícios do verniz para seu piso de madeira.  

Quando o produto perder o brilho, basta contratar um profissional para fazer a raspagem do piso e reaplicar o verniz da maneira correta, devolvendo toda a beleza e proteção do deck para que você continue utilizando-o por anos e anos.  

Para facilitar a manutenção, outra dica é utilizar Skania Solid: nosso óleo para decks que penetra na madeira para mantê-la hidratada, protegida e com seu aspecto natural, sem precisar de verniz. Ele pode ser aplicado por qualquer pessoa, com ou sem experiência, e deve ser reaplicado a cada 6 meses para manter sua eficácia. 

 

________________ 

Aqui no blog da Indusparquet você confere diversos cuidados de limpeza e manutenção para manter os pisos e revestimentos de madeira sempre novos. Acesse e confira nossas dicas! 

 

Leia também: 

Como cuidar da sala com piso de madeira 

Produto para piso de madeira: o mito da cera 

Limpeza e manutenção do piso de madeira: quais produtos usar? 

Compartilhe

Interessou?