O que você está procurando?

Rancho da Montanha: um exemplo de arquitetura sustentável

O projeto conta com revestimentos Indusparquet em seu projeto que tem como um dos pilares a sustentabilidade.

Depois de abrir duas pousadas voltadas para o turismo sustentável em Fernando de Noronha, o ator e empresário Bruno Gagliasso começou, em agosto de 2020, a construção sustentável do projeto do Rancho da Montanha em Membeca, na Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro.

Localizado no alto da região serrana, o projeto teve como direcionamento um sonho familiar de viver em meio a natureza e contou com um propósito rico: as áreas preservadas na propriedade receberão animais resgatados em condições de maus-tratos, tráfico ou acidentes para recuperação. Além disso, grande parte do terreno passou por um processo de reflorestamento para trazer equilíbrio ao ecossistema local. A iniciativa parte da atuação do casal em causas ambientais e no apoio que prestam a instituições de preservação animal. 

ave falcão com as asas abertas em solo, animal em recuperação após resgate de ong.

Reprodução Instagram Rancho da Montanha: falcão resgatado

Com uma vista de tirar o fôlego, o projeto arquitetônico da sede, destinada a residência da família, também tem como base a responsabilidade ambiental e o manejo apropriado de recursos naturais em harmonia com um alto padrão estético. Entre as escolhas e materiais sustentáveis para o Rancho da Montanha, o uso de placas solares se destaca na geração de energia limpa para toda a propriedade. 

Bruno Gagliasso entre as 170 placas solares instaladas no Rancho da Montanha

Reprodução Instagram: Jardim do Sol do Rancho da Montanha

Enquanto isso, a área externa conta com um amplo deck com espaço para fogueiras, piscina com borda infinita para as montanhas feita de quartzito e um lindo lago ao redor da propriedade.

deck de madeira com cadeiras ao ar livre e fire pit ao centro. Mobiliário da cor vermelha se destaca com a vista das montanhas ao fundo.

Reprodução Instagram Rancho da Montanha: deck com vista para as montanhas

O Rancho ganhou um instagram – @ranchodmontanha – no início das obras e já conta com mais de 337 mil seguidores. Nele a família Ewbank-Gagliasso mostrou o dia a dia das obras, o projeto em transformação e a imensidão da natureza que os cerca. Agora a página oferece conteúdos sobre a rotina da família, a interação com animais e a conexão com a natureza, onde houve uma atenção especial para o plantio de espécies vindas do continente africano como a árvore Baobá, que simboliza a conexão da família com a cultura africana, em especial do Malawi, terra natal de Titi e Bless.

árvore da espécie Baobá centralizada na imagem, durante seu plantio no Rancho da Montanha, com cordas dando sustentação ao processo.

Reprodução Instagram Rancho da Montanha: Baobá, árvore símbolo das raízes africanas da família

Ao longo de toda residência, é possível verificar que o uso da madeira compõe uma estética acolhedora, ornando com a riqueza natural externa e oferecendo conforto aos membros da família. Em parceria com a Indusparquet, o ator optou por compor os ambientes do seu rancho com o Cumaru Lambri que é usado como painel ripado de madeira no revestimento de paredes, tetos ou beirais externos, proporcionando conforto térmico, acústico e alta durabilidade. 

Sala com parede de pedras, estante com livros iluminada, móveis rústicos de madeira e tapete artesanal colorido.

Reprodução Instagram: Sala Rancho da Montanha

Além disso, o Rancho da Montanha é uma referência arquitetônica, pois sua estética orna o rústico ao elegante ao trazer materiais naturais como granito e madeira para a composição do piso, paredes e teto em ambientes abertos, com ampla iluminação natural de janelas que vão do chão ao teto e móveis sob medida assinados por designers renomados. Sobretudo, o espaço preza pela união das pessoas e conta com espaços sociais como cozinha e salas em formato aberto e integrado, com capacidade para receber um grande número de pessoas. Os ambientes são conectados por um amplo corredor revestido de vidro, repleto de obras de arte que trazem uma personalidade única ao ambiente.  

 

Quarto com parede de pedras e dois quadros preto e branco, ripado de madeira na parede do canto, decoração colorida na cama, cadeira e tapete turco artesanal,

Reprodução Instagram: Suite Rancho da Montanha

O Grupo Indusparquet tem um amplo compromisso com sustentabilidade e executa o manejo responsável de recursos em toda linha de produção, garantindo que a escolha por nossos produtos traga segurança àqueles que, assim como nós, valorizam a sustentabilidade como uma diretriz para o futuro. Além disso, com a ação #MundoVerdeModoOn, parte do valor emitido em compras nas lojas Indusparquet participantes é doado para aquisição de mudas que serão plantadas em nossa parceria com Projeto Plantar, reflorestando áreas degradadas; participe desta iniciativa você também!

A família já desfruta de seu novo lar na montanha; qual produto Indusparquet você usaria para um projeto como esse? 

Leia também:

Grupo Indusparquet lança ação #MundoVerdeModoOn

5 Filmes Sobre Sustentabilidade

Grupo Indusparquet investe em tecnologia sustentável para reduzir a emissão de poluentes  

Compartilhe

Interessou?