Nos últimos anos, os revestimentos vinílicos, laminados e cerâmicos viraram tendência entre os tipos de pisos que parecem madeira, por serem visualmente atraentes e demandarem baixo investimento na obra. Contudo, essas opções apresentam uma redução considerável na qualidade e durabilidade, além de possuírem uma produção danosa ao meio-ambiente pela utilização de matéria-prima não renovável, mostrando que, na verdade, não são bons investimentos.
A seguir, nós te mostramos os principais inconvenientes causados pelos pisos que imitam madeira e por que a matéria-prima natural é a melhor opção para sua casa. Continue lendo e saiba mais!
A principal desvantagem do piso vinílico em comparação à madeira é a sua durabilidade. Enquanto o piso de madeira pode durar até 100 anos, o vinílico possui um tempo de vida bastante reduzido, durando cerca de 15 anos apenas. Ele também risca e desbota com mais facilidade, além de poder sofrer com deformações ao entrar em contato com altas temperaturas por longos períodos.
Pensando no impacto ambiental, o piso vinílico é uma má opção por ser um material derivado do petróleo, que libera poluentes na atmosfera e não se degrada naturalmente após o descarte.
O piso laminado também tem suas falhas. Em primeiro lugar, ele não é resistente à água nem à exposição ao sol direto. Por isso, não é recomendado para áreas abertas – como varandas e áreas gourmets – nem molhadas, como cozinhas e banheiros. Ao contrário da madeira, ele possui baixa durabilidade e não pode ser revitalizado.
Enquanto a madeira é um excelente isolante térmico, a cerâmica é um tipo de piso frio, que pode ser desconfortável nos dias de baixas temperaturas. Outras desvantagens da cerâmica também envolvem:
Se por um lado os pisos vinílicos, laminados e cerâmicos apresentam desvantagens a longo prazo, por outro, o piso de madeira é uma excelente opção para quem quer investir em um produto sustentável, resistente e durável. Por mais que tentem imitá-la, a madeira possui uma estética única de alto padrão, que se adapta aos mais diversos estilos, além de ter indicação de uso em áreas externas e molhadas.
Ela é uma referência em durabilidade, chegando a séculos de utilização se receber os cuidados adequados. Diferente das opções acima, pode ser revitalizada para devolver o brilho e a beleza ao longo dos anos.
O conforto térmico também é um ótimo benefício: por ser um isolante natural, o piso de madeira mantém a temperatura equilibrada tanto no frio quanto no calor. Além disso, ela melhora a qualidade do ar interno e reduz os riscos de alergia e rinite, pois contém características hipoalergênicas que contribuem para a saúde e bem-estar.
Por fim, o piso de madeira é a opção mais sustentável do mercado, feita com recursos naturais biodegradáveis e que reduzem a emissão de poluentes na atmosfera. Aqui na Indusparquet, garantimos uma produção limpa, renovável e sustentável, alinhada às exigências de conservação dos órgãos reguladores. Todos os produtos são feitos com madeiras extraídas de áreas de reflorestamento e manejo florestal, para garantirmos a regeneração e preservação das espécies para as gerações futuras. Também trabalhamos com uma política de desperdício zero, em que toda a matéria-prima é reaproveitada na produção de outros pisos e na alimentação das caldeiras da fábrica. Clique aqui e saiba mais sobre nossas práticas ecológicas.
Agora que você já sabe por que escolher o piso de madeira, visite nosso site e confira todos os modelos disponíveis. Nosso catálogo conta com pisos de madeira maciça, tacos, decks e diversos outros tipos que combinam com todos os estilos e ambientes. Se preferir, vá até a loja mais próxima e conte com a ajuda de nossos vendedores para encontrar a opção que mais combina com seu projeto!
________________________
Aqui no blog da Indusparquet você descobre as características de todas as espécies de madeira do nosso portfólio e dicas para combiná-las com a decoração de forma sofisticada, aconchegante e funcional. Navegue pelas categorias e fique por dentro das tendências!
Móveis de madeira maciça: como usar na decoração
Piso sobre piso: saiba mais sobre essa possibilidade para repaginar um ambiente
Diferenças entre pisos multilaminados, multiestruturados e multistratos