O que você está procurando?

Descubra como preparar contrapiso para colocação de piso de madeira

Se preocupar com a pré-instalação do piso é tão ou mais importante do que os cuidados com a colocação de pisos de madeira. Sabe aquela velha máxima: melhor prevenir do que remediar? Pois bem, ela se aplica perfeitamente ao tema que inspirou a nossa live com a designer de interiores Simone Goltcher do Simone Goltcher Interiores, conduzida pelo fiscal de obras da Indusparquet, Arthur Andrade. Os profissionais falaram sobre a necessidade de investir no contrapiso antes de instalar o piso de madeira e como ele pode influenciar na beleza e durabilidade do revestimento.

Por que preparar o contrapiso?

 

“O contrapiso é o Tendão de Aquiles em uma obra. É ele quem vai definir o resultado da instalação do piso de madeira”, afirmou Arthur ao iniciar a live. “Não só a instalação, como a durabilidade do piso”, completou Simone.

 

O contrapiso é uma camada com alguns centímetros de espessura composta de argamassa de cimento e areia, que nivela o piso antes da aplicação do revestimento. Segundo os profissionais, essa base precisa estar em perfeitas condições para não prejudicar a superfície e atrasar o cronograma da obra.

“Uma coisa está muito interligada a outra. Às vezes o cliente quer contratar a mão de obra dele e nem sempre essa mão de obra é indicada para fazer o contrapiso. Quando chega a empresa do piso de madeira para fazer a instalação, acaba ocorrendo um desencontro nessa parte. A chance de não dar certo é muito grande”, contou Simone.

 

O que fazer antes de colocar o piso de madeira

 

Para Arthur Andrade, é de extrema importância que o contrapiso esteja limpo e nivelado para a instalação, pois quando ele apresenta deformidades, todo o trabalho precisa ser refeito ou reajustado. Em casos assim, a Indusparquet utiliza soluções como agregadores, impermeabilizantes, autonivelantes, cimento de cura e secagem rápida para garantir a durabilidade do assoalho de madeira. Descubra onde comprar Indusparquet.

Antes de assentar o piso de madeira é essencial fazer a preparação

Autonivelante para contrapiso Indusparquet pré aplicação

Depois da preparação, o contrapiso está pronto para a colocação do piso de madeira

Autonivelante para contrapiso Indusparquet pós aplicação

 

O maior problema, segundo ele, ocorre com os cimentados que ainda não estão completamente secos e curados. Antes de instalar o piso, é preciso esperar de 7 a 10 dias para a secagem, dependendo dos centímetros de espessura. Outro teste necessário é o da umidade. “É fundamental que o contrapiso esteja seco para que não haja o transpasse de umidade em forma de vapor de água, isso pode causar a deformação do revestimento, manchas ou, nos casos mais graves, até o descolamento de algumas peças”, alertou Arthur.

 

Impermeabilizar faz parte da preparação para colocar piso de madeira

Impermeabilizante para contrapiso Indusparquet

Indusparquet oferece também produtos para fortalecer o contrapiso

Fortalecedor de contrapiso Indusparquet

“Por mais experiência que a gente tem, quando chega nesse assunto de contrapiso, confesso que sempre prefiro contar com a experiência de uma empresa como a Indusparquet”, concluiu Simone.

Quer assistir a live na íntegra? Clique aqui.

 

Sugestão de links para outros posts:

Confira também:

Compartilhe

Interessou?