O que você está procurando?

Piso de madeira para hotel: confira dicas e inspirações

Escolha do piso de madeira ideal para esse tipo de projeto precisa levar em conta as características destes espaços, como o intenso tráfego de pessoas.

Assim como o espaço da casa, o desafio dos hotéis é criar um ambiente acolhedor e convidativo, que proporcione uma experiência envolvente a todos os seus hóspedes e clientes. É por isso que a madeira é uma escolha popular nesses lugares, devido à sua beleza natural e ao toque aconchegante que proporciona a qualquer superfície. 

Mas como os hotéis são locais sujeitos a características muito particulares, como o intenso tráfego de pessoas, é essencial considerar fatores como durabilidade, estética, facilidade de manutenção e conforto ao escolher o piso de madeira ideal para esse tipo de projeto. Com expertise na aplicação de pisos de madeira em hotéis como o Hotel Fasano de Belo Horizonte, Grand Hyatt e Fairmont do Rio de Janeiro, Llao Llao Bariloche, La Capo da Itália, e La Réserve Eden au Lac Zurich, a Indusparquet apresenta, a seguir, algumas dicas e orientações sobre os melhores pisos de madeira para hotéis. 

 

Fotografia de um espaço de restaurante de hotel com piso de deck de madeira, mesas de jantar com toalhas e cadeiras brancas, louça colorida e objetos de decoração.

Imagem: Piso de deck de madeira em restaurante de hotel.

 

Como escolher piso de madeira para hotel 

A durabilidade é a palavra-chave quando o assunto é piso de madeira para hotel. Opte por espécies de madeira conhecidas por sua resistência, como o carvalho, o ipê e o cumaru. Essas madeiras são menos propensas a desgastes e riscos, garantindo que o piso mantenha sua aparência elegante por um período muito mais longo.

Verifique, também, se o piso de madeira possui tratamentos adequados para resistir à umidade. Isso é particularmente importante em áreas comuns, como lobbies e restaurantes, onde derramamentos de líquidos podem ocorrer com mais frequência. Certifique-se de que a madeira seja tratada ou revestida para evitar danos causados pela umidade.

Além disso, escolha cores e acabamentos que se adequem ao estilo e à atmosfera da decoração do hotel. Madeiras mais claras, como o carvalho e a tauari, podem conferir um ar mais moderno e clean aos espaços. Já madeiras mais escuras, como a peroba, ipê, cumaru e sucupira, adicionam um toque de elegância e sofisticação aos ambientes decorados. 

 

Fotografia da entrada de um quarto de hotel com piso de madeira, poltrona cinza com apoio de pé, quadro e objetos de decorações

Imagem: Piso de madeira Jatobá em quarto do hotel Llao Llao Bariloche.

 

Para que a alta circulação não seja um incômodo para os hóspedes, considere a instalação de camadas de isolamento acústico sob o piso de madeira. Isso ajudará a reduzir o ruído do impacto das pessoas caminhando nos corredores e quartos, proporcionando um ambiente tranquilo e confortável.

Manutenção do piso de madeira de hotel 

Realizar a manutenção adequada de pisos de madeira em um hotel é essencial para preservar sua beleza e durabilidade ao longo do tempo. O mais importante é realizar uma limpeza diária com uma vassoura de cerdas macias, um esfregão de microfibra ou um aspirador de pó com um acessório de escova macia. Utilize esses equipamentos para remover a sujeira, poeira e detritos soltos, evitando arranhões na superfície.

Tome cuidado com o uso excessivo de água ao limpar o piso de madeira, pois a umidade pode causar danos. Utilize um esfregão levemente umedecido com um produto de limpeza específico para pisos de madeira, como o Skania Super Limpador – Pronto Para Uso. Nunca deixe água empoçada no piso e seque qualquer derramamento imediatamente.

Para garantir a proteção contra riscos, coloque tapetes ou capachos nas entradas e em áreas de alto tráfego para ajudar a reduzir o acúmulo de sujeira e prevenir arranhões causados por pedras, areia ou detritos. Além disso, utilize protetores de feltro ou silicone nos pés dos móveis para prevenir riscos e marcas no piso.

        

Inspire-se com mais projetos de hotéis com pisos de madeira Indusparquet:

 

Fotografia de um hall de hotel com piso de madeira, sofás, poltronas, plantas e objetos de decoração.

Imagem: Assoalho Pronto Peroba Dourada Indusparquet em projeto de Patricia Anastassiadis para o Hotel Fairmont RJ. Foto: Reinaldo Ortlieb

 

otografia de um espaço externo de hotel com piso de deck de madeira, sofá com almofadas, mesa de centro de madeira rústica e bancos brancos.

Imagem: Piso de Deck Frisado Cumaru em projeto de Patricia Anastassiadis no térreo do Hotel Fairmont RJ. Foto: Reinaldo Ortlieb

 

Fotografia de um banheiro de hotel com piso de madeira, pia de mármore e vista para varanda.

Imagem: Assoalho Tradicional Jatobá em banheiro do Hotel La Réserve Eden
au Lac Zurich.

 

Leia também:

Qual piso de madeira ideal para o quarto?

Madeira combina com o quê?

Ambientes acessíveis

Compartilhe

Interessou?