O que você está procurando?

O melhor da Semana Criativa de Tiradentes 2021

A Winnie Bastian, do Design do Bom, fez um resumo do melhor que rolou na Semana Criativa de Tiradentes 2021, evento patrocinado pelo Grupo Indusparquet. Confira e veja 5 motivos para não perder a próxima!

Um clima especial, de reencontro e retomada, marcou a 5ª Semana Criativa de Tiradentes, realizada entre os dias 21 e 24 de outubro. Depois de uma edição totalmente digital (em 2020) por causa da pandemia, a comunidade do design voltou a se reunir presencialmente na cidade histórica mineira para conhecer in loco os resultados mais recentes desta iniciativa tão bacana – e que este ano teve a Indusparquet como uma das patrocinadoras.

Mais do que um festival, a semana criativa é um projeto cultural, criado pela jornalista Simone Quintas e pelo produtor cultural Junior Guimarães com o propósito de “divulgar e valorizar saberes de tradição, evitando que se percam e levem consigo a nossa história”, contam eles. Assim, designers de diversas partes do Brasil são convidados a participar de processos de imersão no qual ficam conhecendo em detalhes o trabalho de cada artesão para, então, fazerem a criação coletiva dos produtos.

E deu mais do que certo: o evento cresce e se fortalece a cada ano, e aqui vai uma panorâmica do que aconteceu nesta última edição – que também serve como uma “lista” de razões para você não perder a próxima SCT.

  1. A cidade de Tiradentes

Surgida em 1702, a cidade é, por si só, um convite. Pequena e muito agradável, com um conjunto arquitetônico muito preservado (em virtude de seu esquecimento após o fim do ciclo do ouro, no final do século 18), também conquista pela comida (típica ou inventiva, mas sempre muito saborosa).

  1. Exposições

Só nesta edição, aconteceram seis mostras simultâneas, todas com cenografia de Alexandre Rousset:

 

  • Casa Criativa: A sala do casarão principal da Vila Criativa foi ambientada com móveis e objetos contemporâneos, mineiros e artesanais: um mix de design contemporâneo e artesanato, que transmite a sensação de estar em casa e reflete o espírito do festival.

Casa Criativa. Foto Cacá-bratke

  • Design feito à mão: a exposição mais importante do festival apresentou os produtos realizados na última imersão com designers e artesãos. Participaram os designers Ana Vaz, Luciana Pires, Maraí Valente, Murilo Weitz e Paulo Biacchi e os artesãos Alexandre Mezêncio, Eliane Maia, Gabriel Paineira, Luciano Jaques, Mariana Paineira e Marlon Carvalho.

Design feito à mão. Foto Cacá Bratke

 

Design feito à mão. Foto Cacá Bratke

 

  • Gerações: sob a curadoria de Zanini de Zanine, a mostra reuniu móveis de designers brasileiros antigos (Zanine Caldas e Fasanello) e contemporâneos (Gustavo Bittencourt, Juliana Vasconcellos, Olavo Machado Neto, Rodrigo Ohtake, Ronald Sasson e o próprio Zanini), num encontro de gerações. Detalhe importante: a casa que abriga a exposição recebeu piso de Angelim texturizado da Indusparquet. 

Gerações. Foto Cacá Bratke

 

Gerações. Foto Cacá Bratke

  • Minha Casa em Mim: o foco eram os produtos desenvolvidos pelo estilista Ronaldo Fraga, a designer Ana Vaz e o artista Marcelo Maia com 175 artesãos atingidos pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG). Roupas, itens para a casa e até produtos agropecuários foram ressignificados com grande sensibilidade e respeito à cultura mineira.

Minha Casa em mim. Foto Cacá Bratke

 

Minha Casa em mim. Foto Cacá Bratke

  • Desdobramentos: os artesãos e designers que já fizeram parte da SCT podem participar desta iniciativa, que apresenta novos produtos a cada ano. Nesta edição participaram os artesãos Cristina Fonseca, Fabio Reis (Imperial Estanhos), Lilia Fonseca, Lucas Silva, Maria Conceição de Paula, Raimundo Nonato, Robson Matias, Rondinelly dos Santos, Valcir Barbosa, Vânia Leôncio, Vasique Leôncio e Wagner Trindade (Estúdio Trindade). Dentre os designers estão Amanda Marques, Ana Vaz, Bel Lobo, Estevão Toledo, Marcus Ferreira (Carbono e Decameron) e Maria Fernanda Paes de Barros (Yankatu).

Desdobramentos. Foto Cacá Bratke

 

Desdobramentos. Foto Cacá Bratke

  • Redescobrindo Chico Ribeiro: com 40 anos de carreira, esse paulista de 79 anos é o artista homenageado nesta 5ª edição da Semana Criativa de Tiradentes. Tendo iniciado com esculturas de bronze, adotou o barro há 8 anos, quando se mudou para a cidade histórica mineira, e descobriu uma nova aptidão – a de santeiro. Assim, deixou a arte contemporânea para se dedicar à produção de santos inspirados no barroco mineiro.

Redescobrindo Chico Ribeiro. Foto Cacá-Bratke

  1. Palestras e rodas de conversa

Temas que englobam design e artesanato são tratados sob diferentes pontos de vista por convidados de diversas áreas. São momentos de aprendizado e reflexão, uma pausa necessária para arejar a mente, nutrir o espírito e também discutir assuntos ligados ao meio ambiente. 

Roda de conversa Decora. Foto João Bertholini

Foi caso da roda de conversa “Usar madeira é legal?”, oferecida pela Indusparquet. Nela, o designer Paulo Alves e o engenheiro ambiental Angelo Chaves desmistificaram o uso da madeira, mostrando que seu uso, feito corretamente, impacta menos o ambiente do que outras matérias-primas. Neste sentido, falaram sobre a importância do manejo florestal como um aspecto fundamental para a preservação do meio ambiente. 

Roda de conversa Paulo Alves e Ângelo Chaves. Foto João Bertholini

Outros nomes que se destacaram na programação deste ano foram Adélia Borges, Marcelo Rosenbaum, Mauricio Arruda, Rodrigo Ohtake, Ronaldo Fraga, Stéphanie Ribeiro e Zanini de Zanine. 

Palestra Adélia Borges. Foto João Bertholini

  1. Oficinas

Escultura em pedra sabão, ourivesaria, entalhe em madeira… essas e outras atividades manuais e criativas foram ensinadas por artesãos de Tiradentes nas diversas oficinas. A ideia é mostrar que todos nós somos capazes de produzir algo com as próprias mãos. Não à toa, as oficinas são sempre um sucesso nas edições da SCT.

Oficinas. Foto João Bertholini

 

Oficinas. Foto João Bertholini

  1. Lojinha da SCT / Mercado

Recém-inaugurada, a loja permanente da Semana Criativa de Tiradentes reúne móveis, luminárias, utensílios e itens decorativos desenvolvidos desde o início do projeto, em 2017. Esta edição da SCT também contou com uma edição cápsula do Mercado, uma feira com artistas, designers independentes e até produtores de delícias locais. Impossível resistir!

Mercado. Foto João Bertholini

 

Mercado. Foto João Bertholini

A próxima edição da Semana Criativa de Tiradentes acontece de 20 a 23 de outubro de 2022. Vale se programar para conferir ao vivo esse festival tão único. 

Saiba como foi a Roda de Conversa com o tema “Usar madeira é legal?”

O Grupo Indusparquet, afirmando seu compromisso social e cultural, apoiou e patrocinou a Semana Criativa de Tiradentes 2021. A  Roda de Conversa com o tema “Usar madeira é legal?” contou com o participação do  designer Paulo Alves, o engenheiro florestal Angelo Chaves, que trabalha manejo florestal comunitário; e  mediação foi feita por Winnie Bastian, do Design do Bom.

Confiram noo bate papo que abordou assuntos como FSC, o trabalho de 26 comunidades ribeirinhas e 3 indígenas na beira do Rio Tapajós e também de 84 marcenarias na região, NENHUMA usa madeira legal

Compartilhe

Interessou?