O que você está procurando?

Indusparquet Patrocina Projeto Atletas dos Bem

Descubra como o projeto social Atletas do Bem transforma vidas através do hipismo e da equoterapia.

A Indusparquet tem orgulho em anunciar o apoio ao projeto Atletas do bem, uma iniciativa criada e desenvolvida pela Associação Terapêutica Equestre do Tietê que traz atividades de equoterapia para pessoas com deficiência, além de um programa de formação para talentos do hipismo, no município de Tietê, em São Paulo.

Por meio do patrocínio, o Grupo Indusparquet procura valorizar o projeto, que transforma a vida de crianças e adolescentes a partir do contato gentil com cavalos e com o esporte. Conheça um pouco mais do projeto:

 

Como funciona o programa?

O Atletas do Bem visa providenciar sessões de equoterapia para pessoas com deficiências sensoriais, mentais, portadores de lesões neuromotoras, ortopédicas e pacientes com paralisia cerebral. Também procura atletas de hipismo que procurem se desenvolver na carreira. Ao todo, o programa apresenta 33 vagas para pessoas da região.

No hipismo, o programa promove o aperfeiçoamento da técnica e do desempenho de atletas da região em competições regionais e nacionais. Assim, através de uma equipe de profissionais especializados que vão de instrutores a veterinários e infraestrutura adequada para a prática, os atletas de Tietê beneficiados pelo programa, tem um solo fértil para seu crescimento profissional.

As atividades começaram em janeiro deste ano com o preparo dos animais e da equipe, como explica Denis Chiquito, presidente da associação: “Nossa equipe já começou a organização do espaço e das triagens dos participantes com base em lista enviada pela prefeitura. Agora estamos no término da seleção e avaliação dos participantes bem como a aproximação com os animais.”, afirma em entrevista.

O auxílio e a realização das atividades são uma oportunidade gratuita oferecida aos participantes, por isso, a Associação conta com o patrocínio de entidades do setor privado que acreditam nessa iniciativa.  “Aceitamos parcerias com empresas ou profissionais que podem doar seu tempo, promovemos eventos beneficentes e é de muita importância conseguirmos o maior número de apoiadores possíveis para estendermos cada vez mais o atendimento à população.”

Além disso, o projeto atua com a Equoterapia, também conhecida como Terapia Assistida por Cavalos. Trata-se de um método terapêutico e pedagógico que utiliza cavalos como meio de tratamento. Trata-se de uma forma de reabilitação focada no desenvolvimento cognitivo, físico e social de cada indivíduo através dos movimentos e do vínculo criado com o animal.

Através da marcha rítmica e repetitiva, o dorso do cavalo se movimenta de maneira tridimensional, assemelhando-se ao andar do ser humano. Assim, incentiva a integração dos sentidos e estimula as partes do cérebro responsáveis pelos movimentos e a postura do paciente.

A terapia não se limita apenas ao ato de montar: o cuidado e criação de vínculo com o cavalo são fundamentais para o desenvolvimento social e a promoção de autoestima, confiança e independência progressiva ao longo do tratamento.

Além de acreditar no potencial dos atletas, a Indusparquet  reconhece a transformação social advinda do esporte e todo processo de desenvolvimento humano para aqueles que se beneficiam da equoterapia. Neste ano, acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades sobre o projeto, ou siga suas redes sociais!

 

Leia também:

Decoração: como decorar a sua casa usando madeira

Decoração para o quarto: Qual piso de madeira escolher?

Como conservar seu piso de madeira

Compartilhe

Interessou?