A cabeceira da cama pode parecer só mais um detalhe da decoração, mas ela desempenha um papel fundamental na funcionalidade do seu quarto. Ela protege a parede, proporciona conforto e ainda pode gerar espaço para armazenamento extra em alguns casos.
A seguir, te contamos todos os benefícios da cabeceira e os principais modelos disponíveis no mercado. Ao final do artigo você também descobre algumas dicas para escolher a opção que mais combina com o seu lar. Continue lendo!
A cabeceira da cama é muito mais do que um item de decoração: em primeiro lugar, ela serve como uma barreira entre a cama e a parede, protegendo ambas de arranhões, manchas e outros danos causados pelo uso no dia a dia.
Além disso, ela proporciona um apoio confortável para quem gosta de se sentar na cama e encostar as costas de maneira confortável, seja para ler um livro, estudar no notebook ou apenas descansar após um dia de trabalho.
Existem muitas cabeceiras diferentes no mercado e, com tantas opções, é normal ter dúvidas sobre qual modelo comprar. Para te ajudar nessa tarefa, separamos os principais tipos de cabeceira, a seguir:
Produzida com couro natural ou sintético, esse tipo de cabeceira é durável, fácil de limpar e atemporal, harmonizando com diversos estilos de decoração para criar um ambiente sofisticado e aconchegante. Contudo, precisa de cuidados especiais para evitar o ressecamento.
A cabeceira também pode ser feita com ripado de madeira, instalado tanto no sentido horizontal quanto no vertical. Esse modelo adiciona um toque natural ao visual e combina perfeitamente com uma decoração clean e minimalista.
Para essa opção, conte com os brises de madeira da Indusparquet. Eles podem ser aplicados na parede inteira ou em parte dela, conferindo textura e profundidade ao cenário. Aqui você encontra modelos em diversas tonalidades e espécies, como Carvalho, Cumaru, Ipê, Tauari e muito mais. Visite nosso site e confira todas as opções disponíveis!
Com revestimento em espuma e tecido, o modelo estofado é um dos mais procurados por quem busca conforto na hora de descansar na cama. Você pode encontrá-lo em diversos tecidos, cores e estampas para combinar com seu estilo e preferências. Por ser mais fácil de sujar, a cabeceira estofada deve ser limpa com mais frequência e, por isso, pode desbotar com facilidade.
Essa cabeceira de parede inteira ou parcial estende-se do chão ao teto, criando um impacto visual imponente e sofisticado. Ela pode ser feita em diversos materiais e complementada com nichos, prateleiras e luminárias.
Capitonê é uma técnica de costura que cria padrões geométricos em estofados utilizando botões, como na imagem abaixo. É uma opção confortável e elegante, que harmoniza especialmente com os estilos clássico, vintage e romântico. Por conta da costura especial, essa cabeceira tende a acumular mais poeira, necessitando de limpeza frequente.
Por fim, temos a cabeceira de madeira maciça, que proporciona uma atmosfera elegante, acolhedora e natural ao quarto, além de conforto térmico para que você possa descansar sem se preocupar com a sensação de calor ou de frio. Feita com madeira sólida, é uma opção altamente resistente e durável, bastante utilizada em projetos minimalistas e contemporâneos.
Agora que você já conhece os principais tipos de cabeceiras, é importante considerar alguns fatores para escolher a que mais combina com o seu quarto, como:
____________________
Agora que você já conferiu nossas ideias para cabeceiras de cama, que tal descobrir outras dicas de decoração para tornar o quarto mais aconchegante e sofisticado? Acesse o blog da Indusparquet e fique por dentro das tendências!
Plantas para quarto: espécies que purificam o ambiente
Cantinho instagramável: saiba como criar um espaço decorado e funcional